Uma das maiores dificuldades que vejo nas minhas pacientes em processo de emagrecimento é o controle dos episódios de exagero. Sabe aquele momento em que você acaba comendo muito mais do que pretendia, seja em uma refeição, ou comendo vários petiscos ao longo do dia? Isso é muito comum, mas existem formas eficazes de lidar com esses episódios e até evitá-los.
Aqui vou compartilhar três estratégias que ensino às minhas pacientes, e que você pode começar a aplicar no seu dia a dia para melhorar o controle dos exageros alimentares.
Coma ao longo do dia
Uma das razões pelas quais muitas mulheres acabam exagerando na comida é passar longos períodos sem se alimentar, o que leva a uma fome intensa e, por consequência, a uma perda de controle na próxima refeição. Para evitar isso, eu sempre indico o fracionamento de refeições.
Comer pequenas porções em intervalos regulares ao longo do dia mantém o seu metabolismo ativo e evita que você chegue nas refeições principais com muita fome. Além disso, esse hábito ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, o que contribui para um melhor controle do apetite.
A chave para controlar a fome
Outro ponto essencial para evitar exageros é garantir que suas refeições promovam saciedade por mais tempo. Isso significa escolher alimentos ricos em fibras e proteínas. Esses dois nutrientes são fundamentais para manter a fome sob controle, pois são digeridos mais lentamente e ajudam a estabilizar os níveis de glicose no sangue.
Exemplos de boas fontes de fibras:
- Vegetais (folhosos, cenoura, abobrinha)
- Frutas com casca (maçã, pera)
- Leguminosas (feijão, lentilha)
- Aveia
Exemplos de boas fontes de proteínas:
- Ovos
- Carnes magras (frango, peixe)
- Iogurtes naturais
- Queijos magros
grãos ou uma proteína, como frango desfiado ou atum.
Saborear e controlar
É muito comum ver pacientes comendo apressadamente, sem prestar atenção no que estão ingerindo. Isso pode levar a episódios de exagero, pois o cérebro não registra de forma adequada a sensação de saciedade. Uma prática que ensino é a de comer com atenção plena, especialmente os alimentos que você mais gosta.
Quando você come seus alimentos favoritos com calma, apreciando cada mordida, é mais fácil se sentir satisfeita com uma quantidade menor. Além disso, ao comer devagar, o seu corpo tem tempo de enviar ao cérebro o sinal de que já está satisfeito, evitando excessos.
Controlar os exageros alimentares é possível com mudanças simples, mas poderosas. O fracionamento das refeições, o consumo adequado de fibras e proteínas, e a prática de comer com atenção plena são estratégias que podem transformar a forma como você se alimenta, promovendo maior controle e equilíbrio.
Se você está buscando um caminho para se sentir no controle da sua alimentação, essas práticas podem fazer toda a diferença. E, se precisar de uma ajuda personalizada para implementar essas mudanças, estou à disposição para te guiar nesse processo!