Nutri Debora Alves

Não consegue parar depois do primeiro pedaço? Como evitar exageros sem se privar

Se você sente que, ao dar a primeira mordida, perde o controle e continua comendo além do necessário, saiba que isso não é uma questão de falta de força de vontade. Esse comportamento pode estar ligado a restrições excessivas, ao hábito de comer no automático ou até mesmo a mecanismos do seu corpo que buscam compensação por períodos de privação.

A boa notícia é que é possível evitar esses exageros sem precisar se privar. O segredo está no equilíbrio e na mudança da sua relação com a comida. Veja como:

1. Não demonize o alimento

Quando você encara um alimento como “proibido” ou “errado”, ele se torna ainda mais desejado. Esse pensamento leva ao famoso ciclo de “tudo ou nada”: se você come um pedaço, sente que já “estragou a dieta” e acaba exagerando. Permitir-se comer com equilíbrio, sem culpa, tira esse poder que a comida tem sobre você.

2. Não chegue com fome extrema

Se você passa longos períodos sem comer ou reduz drasticamente a quantidade de comida ao longo do dia, é natural que o corpo reaja com uma fome intensa. Quando isso acontece, a tendência é perder o controle sobre a quantidade ingerida, pois seu organismo está em modo de compensação. O ideal é manter refeições equilibradas ao longo do dia, evitando longos jejuns ou restrições severas.

3. Saboreie de verdade

Comer de forma apressada ou distraída faz com que você ultrapasse o ponto de saciedade sem perceber. Experimente comer devagar, prestando atenção aos sabores, texturas e aromas do alimento. Esse simples hábito dá tempo ao cérebro para reconhecer que já recebeu o suficiente, ajudando no controle natural da quantidade.

4. Tire o foco da comida

Se, após comer, você sente vontade de continuar beliscando, experimente mudar de ambiente ou se distrair com outra atividade. Levantar da mesa, beber água, sair da cozinha ou se envolver em uma conversa são estratégias que ajudam a desconectar do impulso de comer por hábito ou tédio.

Pequenas mudanças fazem toda a diferença

Você não precisa cortar alimentos que gosta ou viver com medo de exagerar. O caminho está em conhecer seu corpo, respeitar sua fome e encontrar um equilíbrio que funcione para você.

Que tal testar essas estratégias e perceber como sua relação com a comida pode mudar?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *