Nutri Debora Alves

Low carb emagrece mais?

Tudo que envolve carboidratos tem grande atenção de todo mundo que vive o processo de emagrecimento, especialmente, pelo final de seu nome: o “idrato” vem de “hidratar”, ou seja, envolve líquidos corporais. Um padrão alimentar RICO em carboidratos, especialmente, os de menor qualidade, gera tendência ao inchaço corporal por retenção de líquidos. Aquele dia após uma noite de pizza que você acordou “mais pesada”? Inchaço! Aquela “dieta” que você ZEROU carboidratos e “secou”? Desidratação – redução de líquidos e não, necessariamente, gordura (que é o que nós tanto queremos).

Esse efeito ao restringir tanto carboidrato de um padrão habitual que vinha sendo rico de sua presença, é puramente uma variação de peso por questões de líquidos corporais. Essa sensação acaba enganando quem acredita que, apenas sua retirada já proporciona emagrecimento: isso explica a fama das estratégias low carb!

Vale lembrar que, não existem dietas que zerem totalmente os carboidratos da sua alimentação, já que é algo incompatível com a vida e bem-estar, ainda que restritas, todas têm sua presença, mesmo que mínima. Zerar carboidratos não é necessário e nem recomendado.

Portanto, o sucesso da low carb para emagrecer não é garantia de resultado algum, talvez, de desinchar, caso você seja uma grande consumidora excessiva.

A melhor estratégia de emagrecimento é aquela em que combina redução de calorias e REALIDADE: a que cabe na sua vida e consegue ser mantida!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *