O maior problema com os doces não está no açúcar, em si, mas sim na quantidade consumida. Isso se deve ao fato de que, existem diversas possibilidades de doces, dos mais açucarados e “baixos” em nutrientes aos de melhores composições. Portanto, talvez a sua maior questão nem seja a redução da vontade de doces, mas sim do exagero, já que não há autocontrole no momento do seu consumo e, isso, te traz culpa.
Muito dessa falta de controle está no tamanho da vontade de comer algo “proibido” ou “raro” ou porque “hoje, eu mereço”. E todas são situações em que pouco nos atentamos ao doce que está sendo consumido. Essa falta de atenção movida pelo ímpeto de comer algo que “nem sempre tem” é a principal causa de exageros impensados.
O primeiro passo de tornar seu relacionamento com os docinhos e o emagrecimento mais saudável não é proibi-los de entrar em sua casa, mas desenvolver o seu autocontrole e percepção de satisfação e saciedade. Fazer mais degustações atentas e tranquilas, entender que não existem alimentos proibidos, mas sim melhores momentos para serem consumidos, é o caminho que te permite equilíbrio e prazer.