Nutri Debora Alves

O efeito da redução (exagerada) de calorias.

Quando se tem o emagrecimento como objetivo principal, o processo costuma se iniciar com tentativas e ajustes alimentares por conta própria. Uma das primeiras alterações é voltada às quantidades ingeridas, sempre visando a redução de calorias.

Com a falta de orientação profissional, o foco centralizado no “comer pouco” passa a caracterizar dietas cada vez mais restritivas, podendo resultar em deficiências nutricionais, impactando no funcionamento do organismo e metabolismo.

Longos períodos com grandes restrições passam a gerar uma certa resistência ao emagrecimento, já que, toda alteração alimentar influencia na adaptação do próprio organismo que, conforme quedas de calorias, passa a tornar seu funcionamento mais econômico, poupando energia.

Esta adaptação econômica dificulta a resposta à redução de calorias pensada para o emagrecimento. Portanto, o mesmo padrão alimentar que trouxe resultados inciais, com o tempo, não gera mais respostas, ainda que mantido.

Para um emagrecimento duradouro e eficaz, são necessárias mudanças de estímulos alimentares, não focadas apenas na redução, já que há tendência de adaptação metabólica.

Ser acompanhada de perto e com ciclos de estratégias é o caminho para um emagrecimento e melhor padrão eficientes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *